\imprensa Viva
.

Lula evita atacar Temer. Está apavorado e implorando por silêncio sobre objetos que roubou do acervo da presidência


O ex-presidente Lula está prestes a sofrer a maior vergonha perante os brasileiros e a comunidade internacional. Por determinação do juiz Sérgio Moro, os responsáveis pelo acervo da Presidência da República terão de vistoriar cerca de 132 objetos valiosíssimos como joias e obras de arte, medalhas, moedas, comendas, espadas, adagas, escultura, entre outras peças que foram escondidas em um cofre de uma agência do Banco do Brasil em São Paulo.



Por determinação de Moro, o cofre foi lacrado e nem Lula nem seus familiares pode ter acesso aos itens. Caberá ao setor do governo informar a Justiça quais objetos devem ser devolvidos ao acervo público. Isto significa que, por força de lei, todos os 132 objetos retirados por Lula serão "repatriados". ]

Lula tem contado com interlocutores que tentam, junto ao governo Temer, "aliviar" sua situação de alguma forma, seja com uma declaração mais amena sobre a devolução dos objetos ou até mesmo o silêncio oficial sobre o assunto. Segundo fontes ligadas ao petista, este seria um gesto de "grandeza" de Temer. O petista oferece uma "trégua" ao governo, caso Temer seja discreto na condução do caso.

O problema é que Lula e seus advogados sabem que ele simplesmente atropelou o Decreto 4.344/2002, que permite que ex-presidentes carreguem consigo apenas os itens de natureza personalíssima como fotos, diplomas e títulos, ou itens de consumo pessoal, como remédios, trajes e alimentos especiais.

Lula, seguro por ter eleito Dilma sua sucessora, simplesmente ignorou a Lei e retirou do acervo da presidência da República cerca de 132 objetos valiosíssimos, contando com a cobertura e conivência do novo governo petista. O ex-presidente não contava com a possibilidade de ser surpreendido com a queda de Dilma.

Para acobertar o roubo, Lula registrou o cofre em nome de sua esposa, Marisa Letícia e de seu filho, Fábio Luis Lula da Silva, com o claro propósito de ocultar o paradeiro dos objetos. A partir destes fatos, é perfeitamente razoável supor que Lula, conhecedor da lei, simplesmente roubou o patrimônio do povo de caso pensado.

Durante as buscas no apartamento do ex-presidente em São Bernardo do Campo durante a deflagração da Operação Aletheia em março, os agentes federais encontraram um um documento intitulado “Termo de Transferência de Responsabilidade (Custódia de 23 caixas lacradas)" para sua esposa e filho. Na ocasião, o juiz federal Sérgio Moro determinou a apreensão doo tesouro retirado por Lula dos Palácios do Planalto e Alvorada.

O entendimento do Tribunal de Contas da União, TCU, é o de que, além do próprio Decreto 4.344/2002, há um consenso de que os presentes foram oferecidos ao Chefe de Estado e não a figura do ex-presidente Lula. Os técnicos do TCU lembram ainda que os presentes oferecidos por Lula aos chefes de Estado de outros países foram comprados com dinheiro do contribuinte. Logo, os presentes que recebeu em retribuição também pertencem ao contribuinte.

O ministro Walton Alencar Rodrigues, relator da matéria no Tribunal, chegou a afirmar que o desaparecimento dos itens mostra um sistemático desvio do patrimônio público e o retrato da incapacidade de apuração dos fatos. “É como se, a cada dia, no período de 2010 a 2016, incluídos sábados, domingos e feriados, mais de dois itens do patrimônio nacional desaparecessem de dentro da Presidência da República, apesar da fiscalização exercida por inúmeros agentes de segurança”, disse Rodrigues,, ciente que os tais agentes de segurança eram, em sua maioria, pessoas alocadas pelos governos do PT ao longo dos últimos treze anos.

Como os objetos já foram apreendidos e o cofre lacrado, Lula não tem mais acesso ao tesouro. Apesar da Justiça já ter salvaguardado os objetos, o ex-presidente terá que formalizar a devolução dos itens apreendidos, o que irá significar uma confissão de culpa pública, o que irá lhe custar um enorme constrangimento internacional. É isso que Lula quer evitar a todo custo.

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget