\imprensa Viva
.

Lula desistiu de presidir a Petrobras ao término de seu governo, pois já temia que escândalos bilionários iriam atingi-lo



O ex-presidente Lula queria presidir a Petrobras ao términos de seu mandato em 2010. O petista chegou a afirmar que se conseguisse eleger a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para o seu lugar ele seria o novo presidente da Petrobras. A afirmação foi feita no dia 26 Maio 2009 e pode ser conferida AQUI.

Lula tinha realmente o desejo de presidir a Petrobras e tinha total apoio do então presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli. Na ocasião, Lula discutia com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sobre um acordo para a refinaria Abreu Lima, em Pernambuco. Lula fez um acordo de boca com o então presidente venezuelano, que acabou tirando o corpo fora da empreitada e não colocou um centavo no negócio. Por fim, a refinaria custou aos cofres públicos cerca de R$ 66,5 bilhões, ou três vezes mais que o previsto inicialmente.

O presidente venezuelano não concordou com alguns custos e termos previstos pelo então presidente da Petro"Lamentável não sermos capazes de fazer um acordo. Confesso que estou frustrado. A culpa é dos dois governos", disse o venezuelano. Ao que Lula respondeu brincando: "Se eu conseguir eleger a Dilma, eu já disse para o Gabrielli, eu vou ser o presidente da Petrobras e você, Gabrielli, vai ser meu assessor e o acordo (com a Venezuela) vai sair".

Mas na medida em que a situação do preço do barril do petróleo foi se degradando no mercado internacional, Lula compreendeu que, além de não ser possível prosseguir com a política de investimentos, e desvios, bilionários, a estatal passaria a enfrentar sérias dificuldades em pouco tempo.

Lula previu que a Petrobras passaria por sérias dificuldades dali para a frente, caso a tendência de queda do barril do petróleo persistisse. Neste cenário, as falcatruas envolvendo contratos bilionários se tornariam mais evidentes. Quando a ex-presidente Dilma Rousseff assumiu seu primeiro mandato, o futuro caótico da companhia já havia se confirmado e Lula desistiu de comandar a estatal. O petista pulou fora e começou a se preparar para as bombas que surgiriam dali em diante.

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget