\imprensa Viva
.

Como ministro de Lula, Geddel interferiu em obras embargadas pelo Ibama e Iphan na Bahia e ficou tudo por isso mesmo


O ex-ministro do governo Temer, Geddel Vieira Lima também foi ministro da Integração Nacional do governo Lula. Em 2009, Geddel também interferiu em decisões impostas pelo Ibama em defesa dos interesses dos empresários da construção civil da Bahia.

Segundo o site Jota, Geddel  usou sua influência em face de embargos de obras que eventualmente desrespeitem regras de preservação ambiental impostas pelo Ibama ou normas de conservação do patrimônio histórico e artístico ditadas pelo Iphan.

Geddel, como homem público, é um ávido defensor dos interesses dos empresários da construção civil da Bahia.

O arquivo de notícias do site do Supremo Tribunal Federal registra que, no dia 8 de julho de 2009, Geddel Vieira Lima – então ministro da Integração Nacional no segundo mantado do Governo Lula – integrou uma comitiva de políticos baianos que se reuniu com o então presidente da Corte, Gilmar Mendes, “para tratar de questão ambiental no estado da Bahia”.

Além de Geddel, integravam a comitiva o senador César Borges (PR) e João Henrique, que era prefeito de Salvador.

O então ministro da Integração Nacional do governo Lula, o senador e o prefeito pressionaram o ministro Gilmar Mendes e disseram que “o Ibama não teria respeitado decisão da Corte que decidiu ser de competência da justiça municipal e estadual analisar ações judiciais sobre o tema (meio-ambiente)”.

A atuação frenética de Geddel nos bastidores do governo Lula para favorecer empresários e outros interesses foi bem mais incisiva do que durante o episódio envolvendo o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero.

Geddel deixou nesta sexta a Secretaria de Governo do presidente Michel Temer após vir a público depoimento do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero acusando integrantes do núcleo duro e o próprio chefe do Planalto de o terem pressionado para resolver os problemas de viabilidade da obra. Geddel tem um apartamento no empreendimento.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget