\imprensa Viva
.

Bolsonaro é mesmo uma boa opção para o Brasil em 2018? Vídeo chocante levanta dúvidas sobre posições do "mito".


O médico, jornalista e político francês Georges Benjamin Clemenceau foi um dos políticos mais polêmicos da França do final do século 19 e início do século 20. Controverso, adotava posicionamentos incitantes para alguns dos seus pares e defendia os ideais republicanos e anticlericais de extrema esquerda. A este político irreverente devem-se a queda de seis governos e a demissão do presidente da república, o que lhe conferiu o título de "o tigre".

Georges Clemenceau Ocupou o cargo de primeiro-ministro da França nos períodos 1906-1909 e 1917-1920. Neste último, chefiou o país durante a Primeira Guerra Mundial e foi um dos principais autores da conferência de paz de Paris, que resultou no tratado de Versalhes, dentre outros.

Embora muitos não tenham ouvido falar de Georges Clemenceau, uma de suas frases mais célebres ganhou o mundo: "Um homem que não seja um socialista aos 20 anos não tem coração. Um homem que ainda seja um socialista aos 40 não tem cabeça." 

O controverso político morreu em 1929, mas deixou para o mundo uma reflexão que revela o alguns equívocos sobre as posições políticas dos mais jovens. O vídeo abaixo levanta dúvidas sobre a evolução intelectual de um político brasileiro que, a exemplo de Georges Clemenceau, ganhou notoriedade por suas posições polêmicas. O controverso Jair Bolsonaro defende ideias radicais, que com o passar dos anos, foram se suavizando. Mas uma coisa chama a atenção: como alguém que se diz de direita declara publicamente seu voto em um representante da esquerda como o ex-presidente Lula? 

No vídeo, Bolsonaro já tinha mais de 40 anos. O grau de maturidade de seus argumentos é baixo para um sujeito desta idade. Outro aspecto que chama a atenção é que aos 40 anos, um indivíduo já deve ter suas opiniões formadas e bem consolidadas acerca de determinados assuntos. Mudar de opinião após esta idade é até aceitável. O difícil é acreditar que uma pessoa modifique a essência de seu pensamento, de suas convicções.

No vídeo, Bolsonaro fala em exterminar pelo menos 30 mil pessoas, inclusive o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Bolsonaro também defende a sonegação de impostos, diz acreditar na honestidade de Lula e confirma que votaria no petista. É claro que Lula conseguiu enganar muita gente no Brasil, mas não conseguiu enganar os mais sensatos. O que certamente, não era o caso de Jair Bolsonaro, apesar de seus quarenta e poucos anos.

Será preciso prestar mais atenção no mito. A evolução de seu pensamento, ainda que tardia, é um dos fatores que deve ser observado como mais atenção daqui para a frente. Ele é um forte candidato para as eleições presidenciais de 2018 e deve ser cada vez mais cobrado nos próximos meses.

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget