linkaki

A chantagem dos petistas para deixar o partido. 70% dos parlamentares v]ao sair da legenda antes da prisão de Lula

Imagem obtida da publicação ISTOÉ - veja aqui

Um grupo de cerca de 40 parlamentares do PT está se preparando para deixar a legenda nos próximos meses. A expectativa da debandada em massa já era de conhecimento da cúpula do partido e era esperada para logo após o resultados nas urnas nas eleições municipais, que serviram de termômetro para medir o grau de desgaste do partido perante a opinião pública.

O que muitos ainda não haviam definido qual seria a alegação que usariam para justificar o abandono do partido. Sair simplesmente por que ninguém mais quer votar no PT não é nada honroso. Na verdade, este é um dos motivos da debandada, por mais oportunista que pareça. O outro motivo seria a prisão de Lula. Ninguém mais vai ter argumento para defender o partido após a prisão de seu líder máximo.

Mas como se trata de petista, tem que ter uma "narrativa" para explicar a rebelião. Após meses de debates, os desertores finalmente conseguiram encontrar um argumento para justificar a saída do PT. A ideia é a de pressionar os dirigentes e membros da cúpula do partido a assumir seus erros históricos e crimes envolvendo dinheiro público.

O grupo quer que o PT expulse os membros que já foram condenados na justiça, conforme reza o estatuto do partido e que aponte quem são os responsáveis pelo uso de propina para financiar as campanhas de Lula, Dilma.

Como este tipo de proposta contraria completamente a postura do ex-presidente Lula, que diante da dificuldade de se defender no campo jurídico, tem apelado para o campo político, dificilmente a cúpula do PT irá aceitar assumir os crimes do partido e de seus membros.

Sendo assim, o grupo que pretende deixar a legenda passa a ter uma justificativa para a debandada. É claro que isso é uma chantagem barata. É claro que esta narrativa não convence ninguém, pois todos foram coniventes com a bandidagem do PT ao longo dos últimos treze anos. De qualquer forma, não dava para esperar nada de digno desta turma. Seja dos que ficam ou dos que partem.

Informe seu Email para receber notícias :