\imprensa Viva
.

Sérgio Moro se tornou o símbolo do combate a corrupção. Lula e o PT se tornaram sinônimos de corrupção.


A consagração do juiz federal Sérgio Moro como o símbolo do combate à corrupção é a coroação de toa duma trajetória de um homem obstinado, cuja trajetória de vida se confunde com a busca pela justiça. Os crimes investigados na Operação Lava Jato são o maior desafio de sua carreira. Além da trajetória na Justiça Federal do Paraná, Moro também passou pelo STF como auxiliar da ministra Rosa Weber no julgamento do mensalão, até então o maior caso criminal já analisado pela Corte – mas que diante do petrolão, hoje, poderia ser julgado num tribunal de pequenas causas, como afirmou o ministro do Supremo Gilmar Mendes. Moro já foi cotado diversas vezes para ocupar uma vaga no STF.

Profundo conhecedor de detalhes que permeiam os maiores crimes financeiros, Sergio Moro ganhou confiança para lidar com as práticas do tribunal e elaborar o embasamento teórico dos votos da ministra sobre lavagem de dinheiro. Na Lava Jato, teve segurança para contornar, em maio, o risco de libertação de réus determinado por liminar do ministro Teori Zavascki.

Graças a investigação conduzida pelo magistrado, Operação Lava Jato, o país foi apresentado ao lado obscuro do modus operandi das construtoras, um mundo de negociatas abastecidas cotidianamente com propinas milionárias. O país conhecia o Clube do Bilhão, fruto da relação incestuosa de empreiteiros com os governos corruptos de Lula e Dilma.

Por trás de cada decisão que levou empresários poderosos para a cadeia, está o jovem juiz federal Sergio Moro. Avesso aos holofotes, o titular da 13ª Vara Federal em Curitiba é hoje o magistrado mais respeitado pelos colegas na Justiça Federal e pela população, de modo geral. Sobre seus ombros, pesa a responsabilidade de conduzir a maior investigação criminal da história do país.

Moro assumiu uma responsabilidade gigantesca, mas não perdeu sua serenidade e clareza com que lida com os fatos e supera desafios. Em pouco mais de dois anos a frente das investigações da Lava Jato, Moro condenou políticos e empresários mais influentes do país e  se tornou o símbolo do combate a corrupção. Na outra ponta, o ex-presidente Lula e o PT se tornaram sinônimos de corrupção.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget