\imprensa Viva
.

Renan comprou briga com a pessoa errada. Não adianta pedir desculpas. Cármen Lúcia vai julgar ação contra o senador dia 3/11


O presidente do Senado, Renan Calheiros, mexeu com a pessoa errada. Ao atacar o juiz Vallisney de Souza Oliveira na no início da semana, o senador provocou a ira de todos os juízes do Brasil. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, tomou as dores da magistratura e marcou para a próxima quinta-feira, 3 de novembro, o julgamento de uma ação que pode ameaçar o cargo do presidente do Senado.

As declarações de Renan contra uma operação de busca e apreensão na sede da Polícia Legislativa no Congresso Nacional na sexta-feira, 21 o colocaram em rota de colisão com a presidente do Supremo.
Renan chamou de “juizeco” o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10.ª Vara da Justiça Federal de Brasília. Na terça-feira, 25, Cármen rebateu as críticas de Renan e disse que “onde um juiz for destratado, eu também sou”.

Renana corre contra o tempo para legislar em causa própria e aposta todas as fichas na aprovação da PL 280, o projeto que pretende modificar a lei de abuso de autoridade que ameaça a Operação Lava Jato.

A ação que o STF deve analisar argumenta que o presidente da República não pode, no exercício das suas funções, responder a ações penais por crimes comuns; presidente do Senado está na linha sucessória e é alvo de 11 inquéritos no STF. O julgamento, marcado para  3 de novembro, representa uma ameaça concreta ao cargo de Renan.

No dia 4 de outubro, o ministro do STF Edson Fachin também liberou para julgamento uma denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente do Senado, na qual ele é apontado como beneficiário de propina pela construtora Mendes Júnior para apresentar emendas que beneficiariam a empreiteira.

Caso o plenário do STF aceite a denúncia da PGR, Renan Calheiros se tornará réu e responderá a uma ação penal por peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso. A ação pode derrubar Renan da Presidência do Senado.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget