\imprensa Viva
.

Petrobras adota nova política de preços e reduz valor do diesel e gasolina, após anos de exploração dos governos do PT


A Petrobras finalmente encerrou a política de preços mantida pelos governos do PT ao longo dos últimos treze anos e informou nesta sexta-feira (14) que a diretoria executiva da companhia aprovou a implantação de uma nova política sobre o valor de comercialização de gasolina e diesel em suas refinarias. O imprensa Livre havia noticiado que a redução ocorreria ainda neste ano.

Há tempos, a companhia era pressionada pelos governos do PT a ajustar os preços dos combustíveis para cima com o intuito de cobrir rombos provocados pela corrupção generalizada implantada pelo partido na estatal. No final das contas, era o consumidor o maior penalizado pelo assalto bilionário praticado pelo PT durante anos.

Embora de forma tímida, a Petrobras deu início a nova política e decidiu reduzir inicialmente o preço do diesel em 2,7% e da gasolina em 3,2% na refinaria. Esses preços entrarão em vigor a partir da zero hora de sábado (15).

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, sinalizou que os preços podem cair mais nos próximos dias, na medida em que a companhia for se adequando a nova política e as cotações do dólar e do barril do petróleo no mercado internacional sofrerem variações.

"Pode-se esperar um maior número de reajustes. A expectativa é que a gente possa fazer uma avaliação mais rápida dos nossos preços", informou Parente.

Segundo a petroleira, se a redução aplicada na refinaria for integralmente repassada ao consumidor final, na bomba dos postos, o diesel pode cair 1,8%, e a gasolina pode cair 1,4% por litro. A redução do preço da gasolina vai impactar na inflação, com a queda no prelo de vários insumos e nos custos de transportes. 

A nova política de preços atende aos requisitos básicos das regras do livre mercado. "Commodities são precificadas pelo mercado. Nós vamos nos referenciar pelo preço de mercado", disse o diretor de refino e gás natural, Jorge Celestino, ao explicar a base da política de preços.

A redução é positiva em outros aspectos e é avaliada pelo Banco Central como mais um fator que irá contribuir para a queda dos juros.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget