\imprensa Viva
.

Lula sofre mais uma derrota na Justiça por unanimidade em mais um pedido de indenização contra 'O Globo'


O ex-presidente Lula vem acumulando uma sequência vergonhosa de derrotas na Justiça em praticamente todas as instâncias do país nos últimos meses. Desta vez, o petista teve mais um pedido de indenização por danos morais contra três jornalistas negado pela Justiça.

Já se perdeu as contas de quantas ações Lula perder nos últimos meses contra o jornal e contra a TV Globo. Nesta ação, Lula afirmava que os jornalistas Germano Oliveira, Cleide Carvalho e Ascânio Seleme, do jornal "O Globo", tiveram a intenção de atacar sua honra em reportagem "Dinheiro liga doleiro da Lava Jato à obra de prédio de Lula", publicada em agosto de 2015.

A matéria publicada no jornal trazia parte da doação do doleiro Alberto Youssef que estabelecia uma ligação entre a firma ligada a prédio onde o petista tem um apartamento. Segundo os jornalistas, um grupo empresarial repassou aproximadamente R$ 3,7 milhões para a construtora OAS durante finalização das obras em um apartamento de Lula no Guarujá.

Essa quantia é quase a mesma que o grupo havia recebido da GFD –empresa usada por Youssef para lavar dinheiro.

A derrota é consequência de uma estratégia adotada por Lula para tentar intimidar a imprensa e os jornalistas que publicassem matérias negativas a seu respeito. O petista ameaçou processar não apenas as empresas de comunicação, mas também os autores das reportagens. Lula esperava que como esta ameaça, muitos jornalistas se sentiriam intimidados. Este mesmo pedido  pedido de indenização já havia sido rejeitado em dezembro de 2015, ainda em primeira instância. O juiz entendeu na época que os jornalistas "não praticaram qualquer ato ilícito", que exerceram o direito de liberdade de expressão e que as informações contidas na publicação eram de interesse público.

Lula recorreu da decisão, mas ela foi confirmada nesta quarta pela 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, em decisão unânime. Mais uma derrota para sua coleção.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget