\imprensa Viva
.

Lula ainda será denunciado criminalmente pelo menos mais cinco vezes. MPF finaliza inquérito sobre sítio de Atibaia


Os procuradores do Ministério Público Federal estão na fase final da elaboração da nova denúncia criminal a ser apresentada contra o ex-presidente Lula. Desta vez, o foco da denúncia será o famoso sítio em Atibaia, cuja propriedade tem sido negada pelo petista. neste inquérito, a PF se debruça sobre as provas colhidas relativas as benfeitorias feitas pelas empreiteiras OAS e Odebrecht no sítio. A expectativa é a de que este inquérito seja finalizado ainda neste mês de outubro, segundo a PF.

Vale lembrar que no dio 1ª de outubro, a Polícia Federal do Paraná já havia aberto mais um inquérito contra o ex-presidente Lula, que teve como foco a antena da empresa de telefonia Oi instalada nas proximidades do sítio em Atibaia (SP) usado pela família do petista. A PF vai apurar se o equipamento foi uma contrapartida de algum favorecimento que o ex-presidente possa ter proporcionado a essas companhias.

Além da investigação sobre a antena e sobre as obras no sítio em Atibaia, existem ainda mais quatro inquéritos contra Lula na PF em fase final. O petista já é réu em três ações penais, uma sobre o triplex no Guarujá, outra a tentativa de obstruir a Lava Jato com a compra do silêncio do delator Nestor Cerveró e a outra seu envolvimento em fraudes de contratos do BNDES em favor da Odebrecht em Angola.

Isto significa que, além dos três inquéritos em que o ex-presidente já figura como réu, existem ainda outros cinco inquéritos em andamento. Além da finalização da investigação relativa ao sítio em Atibaia previsto para outubro, a ideia da polícia é finalizar pelo menos três investigações até novembro.

Entre as próximas denúncias a serem oferecidas pelo MPF, está a investigação sobre supostas palestras pagas e não realizadas pelo ex-presidente, que envolvem a LILS –empresa aberta pelo petista após deixar a presidência. Outro inquérito apura se o Instituto Lula cometeu "desvio de finalidade", ou seja, organização sem fins lucrativos, o que lhe confere o direito de não pagar impostos.

A última investigação é sobre a ocultação de uma cobertura em São Bernardo do Campo (SP) que está no nome de um primo do empresário José Carlos Bumlai, mas que é usada por Lula.

Recapitulando inquéritos na fila: 1 - sítio Atibaia, 2 - Antena do sítio, 3 - Palestras, 4 - Instituto Lula, 5 - Cobertura em São Bernardo do Campo


_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget