\imprensa Viva
.

Foge, Lula. Após oito meses, Marcelo Odebrecht finalmente fecha acordo de delação com a PGR. Vitória da Lava Jato


A Lava Jato deve anunciar um dos maiores feitos da Operação desde o início da investigação em 2014. O acordo de Marcelo Odebrecht, o bilionário herdeiro do grupo Odebrecht, foi finalmente fechado com a Procuradoria-Geral da República, PGR Informações preliminares dão conta que o executivo entregou a planilha com a conta corrente da propina associada ao ex-presidente Lula.


"Um dos maiores entraves para o fechamento do acordo, que levou oito meses para acontecer, foi a aplicação das penas aos criminosos colaboradores. A defesa de Marcelo Odebrecht insistiu para que o tempo de prisão em regime fechado ficasse abaixo do três anos. Os advogados da Odebrecht acabaram chegando a um meio termo com os procuradores que atuam na PGR. O tempo em que Marcelo Odebrecht ficará preso em regime fechado teve uma ligeira redução".

Também já foram fechados os acordos de delação de mais de 77 executivos e funcionários da maior empreiteira do país. Outros acordos ainda estão pendentes de acertos finais entre investigadores e investigados. Após oito meses de negociações, será a maior série de acordos de delação já firmada no país. Na fase inicial das negociações, os executivos da Odebrecht queriam delatar apenas os ex-ministros Antonio Palocci, Guido Mantega e o ex-deputado Eduardo Cunha para encerrar o caso, mas a proposta foi considerada irrisória pela força-tarefa. Os três já estavam sendo alvos de investigações. Em rodadas posteriores, os executivos decidiram abrir o leque de políticos a serem delatados e incluíram o nome do ex-presidente Lula e de outros políticos.

Emílio Odebrecht, pai de Marcelo, também fez a sua delação. Ele teria tido participação decisiva nos momentos de definição do alcance dos acordos. Emílio era um dos principais interlocutores da empreiteira junto a Lula e conseguiu reduzir sua pena para quatro anos de prisão domiciliar em troca das informações que prestou sobre os esquemas de corrupção envolvendo o ex-presidente. Enfim, um dos maiores grupos empresariais do Brasil se curvou a Justiça. Resta agora acompanhar os capítulos finais da derrocada de Lula, Dilma do PT e de mais de uma centena de políticos "ilustres"
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget