\imprensa Viva
.

A prisão de Lula. Denunciado pela Odebrecht, petista pode ser preso a qualquer momento por outros crimes. Entenda


Esta semana, circulou o rumor de que o ex-presidente Lula será preso nos próximos dias. O ex-presidente será preso cedo ou tarde, mas são tantos crimes, tantos inquéritos e denúncias que pesam contra o petista, que a bolsa de apostas informais já não é mais capaz de prever qual deles levará o líder do PT para a prisão.

Lula foi denunciado pelos principais executivos da empreiteira Odebrecht, ao lado de Antonio Palocci e Guido Mantega. O Ministério Público Federal ainda não denunciou o ex-presidente nesta esfera da investigação da Lava Jato. Nas planilhas de propina da empreiteira, Lula figura como o "Amigo", Paloccci é o “Italiano” e Guido Mantega o “Pós-Itália”.

Palocci está preso e já teve dois pedidos de habeas corpus negados pelo Supremo Tribunal Federal. A julgar pela postura do relator da Lava Jato no STF, o ministro Teori Zavascki, Lula terá o mesmo tratamento, caso seja preso esta semana ou em qualquer tempo.

Mas as ameaças que pairam sobre o petista não tem origem apenas na Lava Jato. Lula também já é réu em dois inquéritos na Justiça Federal em Brasília. Um por obstrução de Justiça e outro por crimes no BNDES em favor da Odebrecht. O petista também é o principal alvo do O chamado "inquérito-mãe" da Lava Jato no STF, Há poucos dias, o ministro Teori Zavascki determinou a divisão em quatro inquéritos da maior e principal investigação da Operação Lava Jato no Supremo no qual figura como o chefe da organização criminosa que vitimou a Petrobras. Neste caso, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pode pedir a prisão de Lula a qualquer momento.

Além de todos estes casos, está previsto para os próximos dias o desfecho da investigação sobre os objetos que Lula roubou do acervo da Presidência da República. Parte das joias apreendidas em um cofre do Banco do Brasil e outros 10 contêineres foram lacrados pela Polícia Federal por ordem do juiz Sérgio Moro e deve passar por uma vistoria por parte das autoridades competentes, também por determinação de Moro. O parecer dos responsáveis pelo acervo pode resultar em um novo inquérito contra Lula.

Em todos estes casos, é certo que Lula será  condenados e preso pelas próximas décadas. Também em todos estes casos, Lula pode ser preso imediatamente, caso haja algum início de que ele esteja tentando obstruir as investigações com iniciativas como a destruição de provas ou intimidação e corrupção de testemunhas. Neste caso, Lula pode sim, ser preso a qualquer momento.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget