\imprensa Viva
.

Teori Zavascki nega pedido de Lula para tirar inquéritos de Sérgio Moro e trazê-los para STF


O ex-presidente Lula sofreu nesta quarta-feira, 07, mais uma derrota em sua batalha incansável, e infrutífera, de fugir do juiz Sérgio Moro. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) , Teori Zavascki, que é também o relator da Operação Lava Jato na Corte,  rejeitou um pedido da defesa do ex-presidente que questionava a atuação do juiz Sérgio Moro, responsável pelo caso no Paraná.

Os advogados de Lula argumentavam desta vez que seu cliente é alvo de apurações sobre os mesmos fatos no STF e na 13ª Vara em Curitiba. Sob esta alegação, a defesa de Lula pediu mais uma vez que três inquéritos que estão sob condução de Moro fossem suspensos e enviados ao STF.

A defesa do ex-presidente reclama e afirma Lula é tratado pelos procuradores do Paraná como "arquiteto" do esquema criminoso que atuava na Petrobras Os advogados do ex-presidente tentam justificar o pleito a partir de um pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que Lula fosse incluído no principal inquérito que tramita no STF, que investiga se existiu uma organização criminosa na Petrobras.

Os advogados de Lula lembraram de um pedido feito por Janot em maio para Lula fosse incluído no inquérito no Supremo, Na época do pedido, o procurador havia dito que o esquema "jamais poderia ter funcionado por tantos anos e de uma forma tão ampla e agressiva no âmbito do governo federal sem que o ex-presidente Lula dela participasse".

A jogada da defesa de Lula é bem simples: Tentaram convencer o ministro Teori Zavascki que o pedido de Janot havia sido aceito pelo STF e que, desta forma, Lula não poderia ser investigado pelo mesmo crime em duas instâncias. O ministro Teori Zavascki não concordou com esta interpretação e simplesmente negou conhecimento ao pedido de Lula, ou seja, considerou que não houve a comprovação de ato do juiz Sérgio Moro contrário à competência do Supremo.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget