\imprensa Viva
.

Teori autoriza STF a investigar delação de Sérgio Machado que cita Temer, Renan, Sarney e Romero Jucá


A pedido da Procuradoria Geral da República, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), e relator da Lava Jato na Corte, determinou que seja aberta uma petição preliminar na contra vários políticos citados na delação do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Teori encaminhou o caso para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que deve opinar se seria o caso de abrir um inquérito para investigar o presidente.

As gravações do delator envolvem o presidente Michel Temer e os senadores Renan Calheiros, José Sarney e  Romero Jucá. O procedimento visa esclarecer as falas de Machado, além de outros detalhes informados em sua delação.

A delação de Machado na qual o nome do presidente Michel Temer foi citado ficou conhecida em todo o Brasil, após o vazamento de gravações telefônicas feitas pelo próprio Machado com vários interlocutores.

Na conversa em que Machado se refere à Temer, o delator afirma disse havia recebido um pedido de propina do presidente para financiar a campanha de Gabriel Chalita à prefeitura de São Paulo em 2012. O valor acertado entre ambos teria sido de R$ 1,5 milhão. O pagamento teria saído dos cofres da Queiroz Galvão, uma das empreiteiras investigadas na Operação Lava-Jato.


Teori solicitou ainda que sejam autuados em petições separadas indícios apontados pelo delator contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além de outros políticos citados por Machado nos depoimentos.

Teori fatiou a delação de Sérgio Machado em quatro partes. Em uma delas, Sérgio Machado admitiu que repassou propina para mais de 20 políticos. A outra seria para investigar suposto  acordo envolvendo parlamentares do PMDB para barrar a Lava Jato.

O envolvimento de cada um dos citados deve ser investigado individualmente. O Palácio do Planalto informou que o presidente Michel Temer está tranquilo, pois sua participação no episódio já foi esclarecida, mas espera que as investigações esclareçam de fato as suspeitas que pesam contra todos os citados.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget