\imprensa Viva
.

Sem palestras, sem doações de empreiteiras, Instituto Lula deve fechar devendo a Receita Federal


Alvo de uma investigação da Receita Federal sobre um esquema de fraudes no uso de recursos, o Instituto Lula pode fechar as portas para fugir de uma multa milionária que pode alcançar a cifra dos R$ 12 milhões. A entidade já foi inclusive notificada pelos fiscais da Receita sobre a investigação de irregularidades.

A situação do Instituto é delicada. Desde a deflagração da Operação Lava Jato, o ex-presidente Lula deixou de faturar com as famosas, e misteriosas palestras que supostamente teria feito para empreiteiras investigadas pela Força-tarefa de Curitiba. Esta era a origem de boa parte do dinheiro que entrava no Instituto. A outra parta também vinha das empreiteiras que participaram do assalto à Petrobras.

Sem as tradicionais fontes de recursos e correndo o risco de ter que pagar multas milionárias à receita, o Instituto Lula pode estar perto de encerrar suas atividades, após perder a isenção tributária a que a tinha direito, por “desvios de finalidade” na entidade.

O Ministério Público Federal descobriu recentemente que boa parte dos rendimentos da entidade, no período de 2011 a 2014, tiveram origem nas empreiteiras da Lava Jato. Foram cerca de R$ 27,3 milhões utilizados para bancar viagens do ex-presidente Lula em jatinhos fretados para atividade partidária e eleitoral, pagamentos à empresa de seus filhos sem a devida comprovação dos serviços prestados e outras irregularidades que levaram a entidade a perder o direito a isenção tributária retroativa.

Sob suspeita de funcionar como uma central de lavagem do dinheiro desviado da Petrobras, a Receita ainda vai apurar as movimentações financeiras do Instituto durante os anos de 2015 e 2016.

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget