\imprensa Viva
.

Principal inquérito contra Lula está no STF. Desta vez, sem Joaquim Barbosa para dar cobertura


A ministra Carmem Lúcia, a nova presidente do Supremo Tribunal Federal, STF, não deve ter a mesma postura do ex-presidente Joaquim Barbosa quando o inquérito contra Lula chegar ao Plenário da Corte. Por ocasião do mensalão, o nome do ex-presidente praticamente desapareceu dos autos do processo no qual o ex-ministro José Dirceu acabou sendo condenado como o chefe do esquema de corrupção no PT, juntamente Delúbio Sorares, José Genoino, Henrique Pizzolato, João Paulo Cunha, Sílvio Pereira, todos petistas. Lula misteriosamente escorreu pelos dedos de Barbosa. Ficou uma pergunta: se o ex-presidente usou o dinheiro roubado da Petrobras para comprar apoio parlamentar e escapar de um impeachment, o que o impediria de fazer o mesmo para assegurar sua liberdade?

Este novo inquérito contra Lula no STF deve corrigir distorções históricas patrocinadas pela miopia da corte durante o julgamento do mensalão, que envolveu 38 réus e teve início no dia 2 de agosto de 2012.

Agora, Lula é apontado como o chefe da organização criminosa na Petrobras, uma fantástica engenharia de propina de teve início antes mesmo do mensalão e envolveu desvios da ordem de mais de R$ 6 bilhões.

A Procuradoria Geral da República afirma que Lula foi auxiliado por José Dirceu, na orquestração de uma sofisticada estrutura ilícita de compra de apoio parlamentar”. “Nesse esquema criminoso, Lula dominava toda a estrutura por ele montada, com plenos poderes para decidir sobre sua prática, interrupção e circunstâncias”,

Segundo os procuradores da Lava Jato, que compartilham da mesma opinião do procurador-geral da República, rodrigo Janto, “A contextualização do suposto esquema criminoso, que abre a denúncia, indica que Lula será acusado não só de ser o ‘maestro’ do esquema de cartel e propinas na Petrobras, mas como artífice de uma ‘macrocorrupção’ que unirá outros casos de corrupção – já com sentença proferida – no governo federal, como os de desvios via Ministério do Planejamento, alvo da Operação Custo Brasil, dos desvios nas obras da Usina de Angra 3 na Eletronuclear, alvo da Lava Jato no Rio, e nos contratos de publicidade da Caixa Econômica Federal, da Lava Jato em Brasília".

A denúncia apresentada contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF) e revelou que existem provas contundentes sobre seu envolvimento no crime de obstrução de justiça.

A denúncia contém registros de ligações telefônicas entre  Lula e seu amigo, o empresário José Carlos Bumlai, além de mensagens trocadas entre o ex-presidente com o senador Delcídio Amaral sobre no episódio sobre a compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró. A manobra de Lula, Delcídio e Bumlai tinha como objetivo impedir que Cerveró contasse aos investigadores irregularidades cometidas pelo empresário e por Lula nos esquemas de desvios na Petrobras

Lula é o chefe, conforme foi apontado por pelo menos sete delatores. Lula não apenas sabia, como comandava o esquema criminoso. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget