\imprensa Viva
.

Lula reclama da imprensa e justiça, mas foge de repórteres e de juízes como o diabo foge da cruz


Não é nenhuma novidade que o ex-presidente Lula viva se queixando da imprensa e de perseguição da justiça. O petista chegou ao cúmulo de enviar uma denúncia à Comissão de Direitos Humanos da ONU, denunciado uma suposta perseguição por parte do juiz federal Sérgio Moro e também dos meios de comunicação do Brasil.

Em primeiro lugar, faz parte da atividade de qualquer juiz ser zeloso e diligente sobre seu trabalho. Lula se queixa disso. O petista também se queixa pelo fato da imprensa nacional noticiar as decisões e fatos investigados pela Justiça. Este tipo de cobertura faz parte do papel da imprensa em qualquer país democrático do mundo. É dever dos meios de comunicação informar o público sobre questões relevantes envolvendo os interesse do cidadão. A constituição também determina que seja dada publicidade para qualquer crime envolvendo o patrimônio público.

E não é apenas a constituição que determina que seja dada publicidade a atos de improbidade administrativa. De acordo com o Art. 11, inciso IV, da LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992. Constitui ato de improbidade administrativa negar publicidade aos atos oficiais.

Isto significa que o juiz Sérgio Moro é obrigado por Lei a dar publicidade a todos os atos e decisões  da 13ª Vara federal em Curitiba. Cumprir o que determina a Lei, divulgando os atos sob sua jurisdição, a imprensa colhe estas informações e também cumpre seu papel, divulgando as notícias a produzidas partir de comunicados oficiais da primeira instância, ou de outras instâncias, como o Supremo Tribunal Federal STF,  Superior Tribunal de Justiça, STJ, Procuradoria Geral da República, PGR e o Tribunal Superior Eleitoral, TSE, entre outros órgãos da justiça brasileira.

Lula e os membros do PT faltam soltar fogos quando o nome de um adversário é remotamente citado por qualquer setor do judiciário. Os parlamentares petistas ocupam as tribunas do Congresso para berrarem em alto e bom som que fulano foi citado. Os sites e blogs controlados pelo PT produzem manchetes garrafais anunciando condenando o sujeito e os simpatizantes do partido ficam todos felizes com qualquer notícia que iguale outros políticos ao nível de seus ídolos.

FUGA DE ENTREVISTAS

Mas ainda existem fatos que jogam por terra as queixas de Lula sobre perseguição. O petista foge da justiça e da imprensa como o diabo foge da cruz. Lula ficou mais de seis anos sem conceder nenhuma entrevista para a imprensa local. As duas últimas foram para o jornalista Roberto Dávila, considerando um jornalista imparcial, e a outra para o o repórter Kennedy Alencar, declaradamente simpatizante do PT. Edinho Silva, o tesoureiro da campanha de Dilma em 2014, repassou R$ 16 milhões a gráfica fantasma de dois irmãos de Kennedy Alencar. Logo, esta entrevista não conta. Lula tem um exército de leões de chácara que não deixam nenhum repórter chegar perto dele. Quando vai a algum evento, entra e sai pela porta dos fundos para evitar a imprensa.

DESACATO À AUTORIDADE.

Lula também foge das garras da Lei. Se esquiva oficiais de Justiça, recorre inúmeras vezes à instâncias superiores na tentativa de fugir de depoimentos e ultimamente decidiu desacatar as autoridades abertamente. Há poucos dias, Lula encorajou que sua esposa, Marisa Letícia, e seu Filho, Fábio Luis, não respondessem à uma intimação da justiça. Os dois se negaram a comparecer perante as autoridades para prestar depoimento.

No último dia 05, o ex-presidente, por meio de sua defesa, declarou que não reconhece a competência do juiz da Lava Jato e se recusou a prestar esclarecimentos à Justiça Federal de Brasília sobre objetos que retirou do acervo da Presidência e estocou em cofre do Banco do Brasil em São Paulo, em nome de sua esposa, Marisa Leticia.

Como alguém que foge da imprensa e da justiça pode alegar que é perseguido por estes órgãos?
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget