\imprensa Viva
.

Lula pode ser denunciado criminalmente em mais de um inquérito. STF já deu carta branca a Sérgio Moro


O ex-presidente Lula caminha a passos largos rumo a sua primeira condenação na Justiça. O petista. que já foi denunciado criminalmente no último dia 21 pelo Ministério Público Federal por tentar obstruir a Lava Jato, é citado em pelos menos outros cinco inquéritos.

O petista responderá em breve sobre o crime de obstrução de Justiça que corre na Justiça Federal de Brasília, Lula deverá se sentar no banco dos réus no dia 8 de novembro, às 9h30 da manhã, durante a primeira audiência de instrução e julgamento do processo contra ele.  No despacho, consta a assinatura do juiz da 10º Vara do DF, Vallisney de Souza Oliveira.

Acusado de chefiar a organização criminosa instalada no seio da Petrobras, Lula é apontado como articulador e beneficiários de uma série de crimes nos quais os principais comparsas já foram presos. 

O cerco contra o petista começa a se fechar com novos depoimentos bombásticos prestados ao longo da última semana ao juiz Sérgio Moro. O magistrado ouviu o publicitário Marcos Valério e os empreiteiros Marcelo Odebrecht e Léo Pinheiro, que acrescentam novos detalhes comprometedores sobre o ex-presidente. O ex-senador Delcídio do Amaral também esteve em Curitiba há uma semana para corroborar informações prestadas por outros delatores.

Ainda não se sabe o teor das informações fornecidas aos investigadores da Lava Jato pelo ex-diretor da Petrobras e operador do PT no esquema de desvios na estatal, Renato Duque. O ex-pecuarista e amigo de Lula, José Carlos Bumlai, também voltou a ser preso na semana passada e já demonstrou que não está disposto a passar o resto de seus dias na prisão. Existe ainda o rumor de que o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, esteja negociando uma delação.

Embora a população demonstre certa impaciência com o andamento dos trabalhos centralizados em em Curitiba, a força-tarefa da Lava Jato tem se concentrado em produzir denúncias consistentes e robustas contra Lula, visando eliminar qualquer chance de que o petista consiga se safar de alguma denúncia através de recursos no STF.

Há poucos dias, o ministro do Supremo Tribunal Federal, STF, Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo, deu uma espécie de carta branca aos procuradores do Ministério Público Federal. O ministro afirmou que o recurso apresentado pelo ex-presidente é "mais uma das diversas tentativas da defesa de embaraçar as apurações" da Operação Lava Jato.

 Teori foi duro na resposta e afirmou que a ação se trata de "insistência do reclamante", ou seja Lula, em dar "contornos de ilegalidade, como se isso fosse a regra" aos atos do juiz de primeira instância. Foi o próprio Teori que enviou os inquéritos contra o petista para o juiz Sérgio Moro.

"Apesar de esses argumentos serem objeto de análise naqueles autos, tal quadro revela a insistência do reclamante em dar aos procedimentos investigatórios contornos de ilegalidade, como se isso fosse a regra. Nesse contexto, é importante destacar que esta Corte possui amplo conhecimento dos processos (inquéritos e ações penais) que buscam investigar supostos crimes praticados no âmbito da Petrobras, com seus contornos e suas limitações, de modo que os argumentos agora trazidos nesta reclamação constituem mais uma das diversas tentativas da defesa de embaraçar as apurações", afirmou o ministro.

A mensagem foi bastante clara e pode significar um sinal verde do STF para o juiz federal Sérgio Moro possa, a partir de agora, tomar qualquer medida contra o ex-presidente, como até mesmo um mandato de prisão preventiva. A cúpula do PT também entender que, após o sinal verde, o STF demonstra que dará sustentação ao juiz Moro em qualquer decisão.

Teori negou nesta quarta-feira, 13, mais um pedido de habeas corpus solicitado pela defesa do ex-pecuarista José Carlos Bunlai.

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget