\imprensa Viva
.

Guido Mantega tem R$ 10 milhões bloqueados e vai delatar Lula, Dilma e o PT para ficar livre


O rumor de que o ex-ministro Guido Mantega possa ter manifestado interesse em fechar um acordo de delação premiada começa a ganhar corpo na tarde desta sexta-feira, 23. Mantega publicou um vídeo informando que já estava solto, agradeceu as manifestações de apoio e afirmou que de agora em diante, poderá se dedicar ao tratamento da esposa.

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, decretou o bloqueio de até R$ 10 milhões de suas contas bancárias. Moro foi duro ao justificar o confisco dos valores:

"Não importa se tais valores, nas contas bancárias, foram misturados com valores de procedência lícita. O sequestro e confisco podem atingir tais ativos até o montante dos ganhos ilícitos. Considerando os valores da propina paga, resolvo decretar o bloqueio das contas dos investigados até o montante de dez milhões de reais", declarou Moro.

Ninguém no PT comemorou o fato de Mantega ter sido solto tão rápido. O ex-ministro passou cerca de sete horas em poder dos Policiais Federais e se inteirou de todos os detalhes que pesam contra ele e que levaram à sua prisão. A suspeita de que Mantega tenha falado em um acordo de delação premiada durante o tempo em que permaneceu nas dependências da Polícia Federal, em São Paulo, fazem sentido. Segundo fontes do PT, o maior problema nesta história é que todos podem ser pegos de surpresa, sem mais nem menos, caso o ex-ministro tenha concordado em falar sigilosamente com a Lava Jato. 

Mantega é considerado um homem refinado, bon vivant e de ótimas relações em São Paulo. É pouco provável que irá abir mão de sua vida confortável, do convício com a esposa, a psicanalista Eliane Berger, nesta fase difícil de seu tratamento, para passar alguns anos em um presídio em Curitiba. Mantega não tem o mesmo perfil de outros petistas como José Dirceu e João Vaccari Neto.

O ex-ministro tem vários trunfos e sabe que possui uma enorme margem de negociação em um eventual acordo de delação. Mantega possui profundo conhecimento sobre esquema de corrupção que estava enraizado em todos os setores do governo petista nos últimos treze anos.

O tratamento 'diferenciado" do juiz Sérgio Moro em relação ao principal alvo da 34ª da Operação Lava Jato, batizada de Arquivo-X, chamou a atenção e incomodou observadores do PT e a cúpula do partido. Há uma preocupação na legenda sobre a delação do ex-tesoureiro da sigla, Paulo Ferreira, que já está em andamento. Vem ai ainda a delação da Odebrecht, OAS e a de Renato Duque. Com tanta gente apontando para os podres do PT, não faz sentido que justamente Guido Mantega, o mais frágil e vaidoso de todos, resita uma semana na prisão.

Embora o PT tenha determinado que todos agora devem demonstrar 'solidariedade' ao ex-ministro e permanecer em sua 'cola' daqui pra frente, é pouco provável que Mantega concorde em abrir mão de sua liberdade em troca do 'carinho' dos petistas.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget