\imprensa Viva
.

Guido Mantega, do PT, ex-ministro de Lula e Dilma, é alvo da 34ª fase da Operação Lava Jato deflagrada hoje


A Policia Federal acaba de deflagrar na manhã desta quinta-feira (22) a 34ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Arquivo-X. Agentes e delegados estão nas ruas cumprindo mandados em vários endereços.

O  ex-ministro Guido Mantega, dos governos de Lula e Dilma,  foi um dos principais alvos da Operação. Os agentes da Polícia Federal chegaram nas primeiras horas da manhã para cumprir mandatos de busca e apreensão na casa do ex-ministro da Fazenda, que mora em São Paulo.

O ex-ministro é investigado por sua participação no esquema do PT que lesou os fundos de pensão da Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Correios, com um rombo de mais de R$ 50 bilhões.

Mantega não estava em casa quando os agentes chegaram e foi informado sobre a necessidade de comparecer ao local. Assim que chegou, recebeu voz de prisão.

A prisão de Mantega está relacionada ao desvio de recursos públicos para pagar dividas de campanha da ex-presidente Dilma Rousseff. O dinheiro teria origem em contratos de plataformas da Petrobras, numa operação em que Mantega teria atado para arrecadar propinas para o PT em 2012 em contratos de duas plataformas, a P67 e a P70. Mantega foi alvo de um mandado de prisão temporária expedido pelo juiz federal Sérgio Moro.

Além de São Paulo, a Polícia Federal também cumpre mandados no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal. Em São Paulo, há 7 mandados de busca e apreensão, sendo um em Sorocaba, e dois de prisão.

São oito mandados de prisão temporária e oito de condução coercitiva. Os presos deverão ser levados ainda hoje para Curitiba. Inclusive Guido Mantega, que já foi alvo de uma condução coercitiva em maio no âmbito da Operação Zelotes e prestou um depoimento na Polícia Federal em São Paulo.

Mantega, que foi um dos principais ministros do governo Dilma, também foi citado pelo empresário Marcelo Odebrecht, que o acusou de pedir dinheiro para cobrir dívidas de campanhas de Dilma.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget