\imprensa Viva
.

Fábio Medina Osório, demitido da AGU, é advogado de Rosemary Noronha, a "amiga" de Lula


O ex-advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, andou disparando contra o governo Temer logo após ser demitido na última semana, alegando que sofreu uma “tentativa de desconstrução pública” depois do ajuizamento de ação de improbidade contra empreiteiras envolvidas na Lava Jato.

Responsável por falhas em sua tumultuada gestão, Osório protagonizou lambanças monumentais que causaram uma série de constrangimentos ao governo. Em uma delas, deixou de fazer a defesa dos interesses do governo para fazer uma viagem a passeio por Curitiba. O descuido custou a volta do presidente da EBC, Ricardo Melo, que havia sido demitido por Temer.

A decisão do presidente acabou sendo revogada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e Ricardo Melo conseguiu voltar para o cargo na EBC, causando mais desgastes ainda no governo.

Em outra viagem a Curitiba, Osório apareceu na Base Aérea dando "carteirada" dizendo ter status de ministro de Estado para embarcar num voo para Brasilia e teve o pedido negado pelos oficiais da Aeronáutica.

Além da incompetência, Osório é vingativo e chegou a ventilar na imprensa que seu afastamento do cargo seria parte de uma manobra para melar a Lava Jato e ainda criticou sua sucessora, Grace Maria Mendonça, acusando-a de “fazer o jogo” do ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) e não encaminhar a ele documentos referentes à operação Lava-jato.

Ocorre que Osório estava tentando algo que não era de sua atribuição, mas sim da Procuradoria Geral da República. A sucessora de Osório rebateu suas críticas em nota e esclareceu que "As declarações veiculadas nos últimos dias, na verdade, atestam o total desconhecimento das rotinas e procedimentos internos da Instituição na responsável condução dos trabalhos de defesa judicial e extrajudicial da União, em especial no tocante à defesa do patrimônio público e da probidade administrativa. A AGU reitera que a defesa do erário e o combate à corrupção, além da segurança jurídica aos seus órgãos assessorados, é e continuará sendo sua principal missão institucional

Mas haviam outros inconvenientes na presença de Osório no governo: sua forte ligação com o PT e o risco de sabotar a Lava Jato para tentar prejudicar Temer.  Osório também atuou como advogado de Rosemary Noronha, a amiga de Lula,  atendeu durante muito tempo a empresa da família de Rosemary, a construtora New Talent.

De acordo com o relato do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, Lula usou a empreiteira envolvida no escândalo da Petrobras para comprar o silêncio de sua protegida Rosemary Noronha. Ela foi demitida do escritório da Presidência da República, em São Paulo, após a deflagração da operação Porto Seguro, que investigava a participação de Rosemary com uma organização criminosa que fazia tráfico de influência em órgãos públicos.  Conforme Léo Pinheiro já adiantou aos integrantes da Lava Jato, uma das maneiras encontradas pela OAS para ajudá-la foi contratar a New Talent Construtora que tinha Fábio Medina Osório entre seus advogados de defesa.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget