\imprensa Viva
.

Dono da Friboi comprou Havaianas com R$ 2,7 bilhões da Caixa. TCU vai investigar empréstimo


O grupo J&F Investimentos, dona do frigorífico JBS, a famosa Friboi, adquiriu em 2015 o controle da Alpargatas, responsável por marcas como Havaianas, Timberland e Mizuno, por cerca de R$ 2,7 bilhões. A venda foi feita pela Camargo Correa, então detentora do grupo e investigada na operação Lava Jato.

O grupo Friboi, dos irmãos Wesley e Joesley Batista, não desembolsou nenhum centavo na transação. Todo o dinheiro teve origem em um empréstimo extremamente camarada obtido através da Caixa Econômica.

Esta semana, o TCU (Tribunal de Contas da União) abriu um procedimento para analisar a transação que levantou uma série de suspeitas. A apuração sobre o negócio está em fase inicial e sem data para terminar, segundo informação da agência Bloomberg.

O pedido de investigação foi feito pelo Ministério Público no TCU há cerca de dois meses por suspeita de que a J&F, que controla a JBS, entre outras empresas, tenha sido beneficiado com esse financiamento.

Na época da operação, o presidente do conselho da J&F era o atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. A presidente da Caixa era a ex-ministra do Planejamento no governo Dilma Rousseff Mirian Belchior, ex-esposa do prefeito assassinado de Santo André, Celso Daniel.

Investigada na Lava Jato, a Camargo Corrêa vendeu a empresa para devolver aos cofres públicos parte do dinheiro desviado em obras superfaturadas na Petrobras.

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget