\imprensa Viva
.

Dilma e PT com seus 54 milhões de votos não conseguem colocar nem 10 mil pessoas nas ruas


O fracasso do PT na manifestação deste domingo, 11, na Avenida Paulista acendeu um sinal de alerta na cúpula do partido. Os organizadores do ato,  Frente Povo Sem Medo, formada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outros movimentos sociais controlados pelo partido haviam garantido um público de mais de 100 mil pessoas, mas apenas 8 mil pessoas compareceram, segundo a Polícia Militar.

A ideia era passar uma imagem de força numa semana em que o ex-presidente Lula se vê ameaçado por uma série de ações nas Justiças de São Paulo, Paraná e do Distrito Federal. O fracasso do ato "Fora Temer" também tinha o propósito de enfraquecer o governo em uma semana decisiva de votações, mas o tiro saiu pela culatra. Temer saiu mais forte do episódio, enquanto Lula e o PT foram desprestigiados.

Interlocutores do partido estão preocupados com a baixa adesão à campanha das "Diretas Já", que deixa a legenda numa situação bastante embaraçosa. A campanha forçosamente significa que estão todos conformados com a queda de Dilma. Se por um lado não pedem a volta da petista, mas sim o "Fora Temer", significa admitir que não houve golpe.

Outro constrangimento entre os membros da cúpula do partido diz respeito à narrativa de que tiveram 54 milhões de votos, mas não estão conseguindo colocar nem 10 mil pessoas nas ruas. O fiasco do último domingo comprova o declínio do poder de influência do PT de suas organizações satélites e pode sepultar os planos do partido de realizar novas manifestações tão cedo. A sociedade está farta da corrupção e dos velhos dirigentes. A avaliação agora é a de que será preciso encontrar uma nova narrativa, já que as peças do golpe, do "Fora Temer" e a da "Diretas Já" não decolaram.

BECO SEM SAÍDA.

O partido teme que um Lula fraco nas ruas seja mais vulnerável à medidas judiciais. Uma corrente do partido defendia a prática de atos mais violentos, mas parte significativa entendeu que isso estava prejudicando ainda mais a imagem do partido perante a opinião pública. Acabou não acontecendo nem uma coisa, nem outra: nem vandalismo, nem gente em número suficiente nas ruas.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget