\imprensa Viva
.

Comunidade artística em pânico com a CPI da Lei Rouanet. Agora sem PT. Vem ai o apocalipse cultural


A comunidade artística entrou em pânico nesta terça-feira, 13, após p anúncio da constituição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar uma série de irregularidades na concessão de benefícios fiscais previstos na Lei Rouanet (Lei 8313/91), durante os governos petistas.

constituição da CPI da Lei Rouanet foi determinada na segunda-­feira (12) pelo presidente da
Câmara, Rodrigo Maia, que realizou a primeira reunião de instalação da comissão na Câmara dos Deputados.

Neste primeiro encontro será eleito o presidente do colegiado, que deverá indicar o relator.
Geralmente os nomes são definidos em negociações entre os partidos.A primeira reunião da comissão está prevista para s manhã do dia 14, quarta-feira.

A comissão deve ser presidida pelo deputado Alberto Fraga, (DEM-DF), um de seus criadores, que apresentou um requerimento juntamente com o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-­RJ).

Os dois parlamentares alegaram que auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) e denúncias veiculadas na imprensa demonstraram uma série de irregularidades na operacionalização da lei,
como a priorização de financiamento para projetos culturais de artistas ou personalidades ligadas ao PT e ao governo da ex-­presidente Dilma Rousseff.

Os produtores culturais ligados a artistas simpáticos ao PT conseguiam, através da ajuda de funcionários públicos coniventes, obter a concessão de incentivos para eventos de grande porte
considerados lucrativos, que não se encaixariam nas normas de beneficiários da Lei Rouanet.

Um outro fator que precipitou a criação da CPI da Lei Rouanet foi Operação Boca Livre, que  investiga shows com artistas famosos em festas privadas A comissão parlamentar vai funcionar por 120 dias, prazo que pode ser prorrogado por mais 60 dias.

A preocupação no meio artístico agora é bem maior, já que o PT não está mais no comando do governo e os partidos de esquerda já não representam maioria na Câmara dos Deputados. O governo Temer já demonstrou disposição de elucidar vários esquemas de corrupção comandados pelo PT ao longo dos últimos treze anos e isso incomoda muitos artistas que se beneficiaram do dinheiro público de forma pouco convencional.

Enquanto o PT torrou mais de R$ 15 bilhões através da Lei Rouanet. foram fechados 28.132 leitos hospitalares em todo o Brasil, segundo levantamento feito pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Durante este período, nunca se viu um artista beneficiário da Lei reclamar da precariedade do sistema de saúde que atende aos mais necessitados ou da morte de milhares de pessoas por falta de atendimento médico.

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget