\imprensa Viva
.

Armadilha do PT esquarteja a esquerda, desqualificada oposição e deixa militância desorientada


O PT se recusou a apoiar a ideia defendida pela ex-presidente Dilma Rousseff de propor novas eleições por um simples motivo: retirar de suas mãos esta bandeira, relegando-a ao ostracismo político pós-impeachment.

A razão é bem simples: Dilma sofre repúdio de todos os setores no país, incluindo os simpatizantes do PT. O presidente nacional da legenda, Rui Falcão, chegou a se indispor com a ex-presidente e ela foi praticamente proibida de tocar no assunto durante sua defesa no Senado, na véspera da votação que lhe cassou o mandato, no dia 31 de agosto.

No dia seguinte ao impeachment, Lula e o PT anunciaram que daria início à uma campanha nacional pedindo novas eleições. O PT simplesmente tomou o doce da boca de Dilma feito um moleque matreiro. Para compensar, Rui Falcão convidou Dilma para presidir a Fundação Perseu Abramo, que é ligada ao partido e tem sede em São Paulo. Caso aceite, a petista cairá em outra armadilha, perdendo toda a visibilidade política por trás do balcão da fundação.

O PT colocou a campanha das "Diretas já" e deixou muita gente confusa. Por que não pedir a volta de Dilma no lugar do "Fora Temer"? Ninguém quer que Dilma volte, mas também não querem largar o osso. O dilema é complexo, já que Lula ganharia uma eleição apenas se houvesse fraude nas urnas. Com sua taxa de rejeição acima dos 55%, teoricamente qualquer desconhecido ganharia dele.

O problema é que o PT precisa de uma bandeira para manter a militância mobilizada em torno de algo. E os militantes do partido, convenhamos, não são nada inteligentes. Os manifestantes que foram às ruas no último domingo não conseguiam esconder a contradição. Quase nenhum deles quer a volta de Dilma. Também não querem Temer no governo. Se querem eleições diretas, significa que a narrativa do golpe era apenas uma peça de marketing. Não há como defender o mandato de Dilma e, na semana seguinte, concordar com seu afastamento assim, de boa. Não se fala mais em golpe ou na vítima do golpe. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget