\imprensa Viva
.

Instituto Lula é punido pela Receita Federal e perde isenção tributária por fraudes milionárias


Após arrecadar dezenas de milhões das empreiteiras investigadas na Lava Jato, o ex-presidente Lula pode terminar seus dias na pobreza. A Receita Federal acaba de oficializar a suspensão da isenção tributária do Instituto Lula referente ao ano de 2011. A Receita afirma que o Instituto teve gastos incompatíveis com os de uma entidade sem fins lucrativos.

O instituto era alvo de uma investigação da Receita Federal que teve início no mês de dezembro de 2015 e teve como alvo as declarações de imposto de renda do Instituto no período de 2011 a 2014. Os auditores identificaram gastos que o Instituto não poderia ter feito por ser uma entidade sem fins lucrativos. Como exemplo, pagamentos sem destinatários e o pagamento do aluguel de um imóvel apontado como a sede do Instituto, mas que tinha endereço diferente. Além disso, segundo a reportagem da Folha, os técnicos contestaram doações de duas entidades sem fins lucrativos que, juntas, destinaram R$ 1,5 milhão ao Instituto entre 2013 e 2014.

O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, justificou alguns gastos com o aluguel de jatinhos e pagamento de despesas do ex-presidente com hospedagem e segurança. Estas declarações também podem complicar a vida de Lula, já que seriam gastos não passíveis de isenção fiscal.

A Receita Federal concluiu que houve desvio de finalidade no período investigado. Com o fim da isenção, o Instituto terá que pagar os impostos retroativos devidos e multas relativos a 2011. O valor ainda ainda será calculado, mas pode superar a cifra de R$ 12 milhões de reais em impostos e multas que Lula e seu instituto deverá recolher aos cofres públicos. O não pagamento das multas e impostos devidos pode acarretar o bloqueio dos bens do ex-presidente e de seus familiares.

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget